Em 2016, o “1° Simpósio Psicobiologia da Dor: da Sensação, Percepção, Avaliação e Tratamento”, foi realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). O evento iniciou-se com a iniciativa conjunta entre o Prof. Dr. José Aparecido da Silva, o Prof. Dr. Renato Leonardo de Freitas com as doutoras Priscila de Medeiros e Juliana Almeida da Silva. O evento iniciou-se em 2016, e seria ministrado aulas em um dia na temática dor para 20 alunos de pós-graduação da USP-RP. Contudo, Renato e José Aparecido resolveram transformar este curso em um simpósio, que fora realizado gratuitamente na FFCLRP-USP em novembro de 2016, compondo oito palestras, e com a presença de 120 ouvintes. O Prof. José Aparecido foi o grande homenageado no evento.

             Em 2017, realizamos o “2° Simpósio Psicobiologia da Dor: da ciência básica à clínica” no Stream Palace Hotel, em Ribeirão Preto-SP. Passaram nos dois dias de evento 420 pessoas. Fomos à contramão do cenário dos grandes eventos, pois não cobramos dos que desejaram participar como ouvintes. Oferecemos dois dias com excelentes palestras gratuitas com temas de relevância em várias áreas da dor e até quatros singelos cofeebrake (2 por dia). Abrimos a possibilidade e tivemos 30 trabalhos enviados e apresentados em forma de painel. O evento foi gratuito pois buscamos a parceria de empresas, órgãos representativos de classes e hospitais. O homenageado neste evento foi o saudoso Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira.

             Em 2018, o Simpósio tornou-se Congresso, e então, realizamos o “3° Congresso Medicina da Dor: Por um Brasil sem Dor” nos dias 22 e 23 de novembro. Também foram oferecidos Cursos Pré-Congresso no dia 21 de novembro. Os Cursos Pré-Congresso oferecidos foram: 1-Dor em Psicologia; 2-Dor em Fisioterapia; 3-Dor em Esportes e Movimento; 4-Neurociência e Educação em Dor. O Congresso ofereceu 20 palestras divididas em 6 sessões nos dias 22 e 23/11, além de apresentação de 36 trabalhos em forma de painel. Os Cursos no Pré-Congresso, assim como as Palestras contaram, como de praxe, com a participação de renomados palestrantes (professores, pesquisadores e clínicos/prescritores) no tema do evento. Tivemos a participação de 280 ouvintes ao longo dos três dias. A Profa. Dra. Leda Menescal de Oliveira foi a grande homenageada no evento.

            Em 2019, realizaremos o “4° Congresso Medicina da Dor: Nós Sentimos a Sua Dor” e o grande homenageado será o Prof. Dr. José Geraldo Speciali. Ofereceremos 24 palestras ao longo de 2 dias de evento (05 e 06/12) e possibilidade de envio e apresentação de trabalhos. Alé disso, faremos as Jornadas Pós-Congresso (07/12), nos temas Dor musculoesquelética, Dor em psicologia, Neurociência moderna da dor e Dor neuropática, este último, sob coordenação do Prof. Speciali.